Como falamos no primeiro post sobre renovação de votos, não existe um jeito certo ou errado de renovar os votos, pois vai muito de acordo com cada casal, que pode escolher entre algo simples ou uma festa maior. Porém, o simples deve ser feito com muito carinho e cuidado e é nesse este estilo que estarão as nossas atenções.
Confira as dicas que preparamos para uma comemoração simples e intimista! Ah! E não deixe de ver o guia visual que está no final do post. Guarde-o na pastinha do computador (ou do pinterest) para quando quiser relembrar o conteúdo desse post.
PEDIDOO casal pode decidir junto, mas acreditamos que as surpresas sempre são válidas para deixar a relação ainda melhor. Uma ideia é fazer uma reserva no restaurante favorito e pedir que o chefe escreva “casa comigo novamente?” no prato de sobremesa. Também é bacana deixar algum recadinho escondido pela casa e propor ao cônjuge se ele aceita relembrar o grande dia. Sejam criativos! Se você, marido, quiser ter a iniciativa de propor a renovação de votos à sua esposa, nada mais romântico e atemporal do que oferecer um buquê de rosas e fazer com que ela se sinta muito especial, como no dia do noivado.
COMPLEXIDADE
A ideia é simplificar. Uma cerimônia intimista, como o próprio nome diz, conta só com os mais íntimos. Chamem os amigos e parentes mais próximos, que conheçam e façam parte da história de vocês como casal. Não gastem tempo e energia planejando algo elaborado demais, que envolva muitos fornecedores e dinheiro.
Simples e cheia de significado. Planejem um momento que seja especial e tenha a alma de vocês em cada detalhe. Contrate um celebrante ou chame uma pessoa especial na vida de vocês para celebrar a renovação. Ela deve ter um discurso objetivo e leve, para não ficar cansativa. Escrevam seus próprios votos e falem um pro outro no fim da cerimônia, isso tornará o momento ainda mais especial.
DECORAÇÃO
Pense numa cartela de cores harmoniosa, para servir de base. É o aniversário de casamento? use o elemento da boda como referência! Vocês também podem inserir objetos que os representem, inclusive no altar. Muitas outras inspirações de decoração você pode encontrar aqui no blog!
Não é obrigatório, mas se puderem investir, este é o momento mais descontraído. Faça uma playlist previamente e comemore com descontração! Converse com os amigos, mostre seu álbum de casamento! Um almoço, jantar ou mesmo um buffet de finger food ser servido, depende de vocês e da cara do evento.
ALIANÇAS
Isso fica a critério do casal. Analisem a situação financeira e decidam se é a hora de também renovar as alianças ou continuar com as antigas.
Hoje em dia o tradicional branco não é obrigatório nem nas cerimônias de casamento. Os casamentos modernos prezam mais pela personalidade do casal, que muitas vezes opta pelo off white, rosé e, em alguns casos, até cores mais fortes, como o preto! Se tratando de renovação de votos, fique livre para escolher! E se for vestir branco, evite os vestidos que lembram muito os casamentos tradicionais.
BUQUÊ
Invista em arranjos simples e criativos. Que tal usar o material correspondente à boda que se está comemorando? Ex: buquê de algodão (no segundo aniversário), trigo (no terceiro aniversário), de pérolas (no trigésimo aniversário). Veja a lista completa de bodas aqui.
Assim como o buquê, vocês podem personalizar o bolo com o material da boda que estão comemorando. Que tal um naked cake, para comemorar durante o dia?
CORTEJO
Entrem juntos. Agora não existe a tradicional espera no altar. Uma ideia é o esposo esperar a esposa no início do corredor e os dois entrarem juntos. Os filhos também podem entrar juntamente com o casal.
Como essa cerimônia não tem implicações legais, qualquer pessoa pode celebrar. Pode ser um pastor, um padre, um amigo próximo, um parente ou até mesmo o filho(a) mais velho. No entanto, é importante que ele conheça o casal, pois uma cerimônia impessoal pode deixar tudo sem sentido. Há profissionais especializados em cerimônias assim, caso aquele amigo que vocês pensaram não se sinta bem falando em público.
LUGAR
Vocês podem fazê-la na igreja que frequentam, em um salão de festas ou até mesmo em casa. Não existem regras! O mais importante é que seja em um lugar que tenha real significado para vocês.
Se os dois concordarem, será lindo. Escolham uma música especial e iniciem a dança. Depois, convidem todos os casais para fazerem o mesmo. Se não faz o estilo de vocês, tudo bem! lembrem-se que tudo deve refletir a sua personalidade.
LISTA DE PRESENTES
Esta não é uma ocasião para renovar os itens da casa. Portanto, evitem elaborar uma lista de presentes. Caso algum convidado insista, deixe-o livre para escolher.
ELOPEMENT
Elopement wedding é o casamento feito de forma secreta, com a presença apenas dos noivos, que lembra as fugas de casais apaixonados da literatura e do cinema. Pode ser uma ótima opção, se vocês querem que esse seja um momento só seu e de mais ninguém. Escolham as roupas, um lugar especial e um fotógrafo para registrar tudo! Existe algum destino que sempre tiveram vontade de conhecer? Então este pode ser um excelente momento para criar memórias e riscar mais um destino da lista de viagens. Se vier ao Rio de Janeiro, por exemplo, ficarei muito feliz em participar desse momento (Bia Simplicio Fotografia).
RENOVAÇÃO DE VOTOS | OS SINS E OS NÃOS
Preparamos um guia visual com os sins e os nãos de uma cerimônia de renovação de votos. Confira!
Via: FTD.com
Fotos: Shalyn Nelson- Capa; Dave Richards Photography – Pedido; Kimberly Kay Photography – Recepção, vestido e celebrante; Rachel May Photography – Cerimônia; Washingtonian.com – Bolo; Graciela Kaneblai Fotografia – Todas as fotos do guia visual.
Janaina says
Olá gostaria de receber e-mail com as novidades
Rani says
Adorei o infográfrico.. já salvei esse post nos favoritos.
biasimplicio says
Obrigada pelo feedback. Amamos!!!